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Fudamentos Didaticos

FUNDAMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS

A direção da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro “ENSPS” numa visão bem delineada sobre a educação que quer dar para seus alunos, caminha lado a lado dos seus coordenadores, professores e funcionários numa relação de integração onde predomina o interesse pelo aluno. A coordenação contando com o apoio dos professores vão além do currículo exigido por lei. Ele é enriquecido por conteúdos extra-curriculares que irão dar suporte ao educando tanto na orientação vocacional como na preparação profissional. Com palestras apresentadas por profissionais das áreas em que mais se destacam no mercado de trabalho como turismo, hotelaria, publicidade e informática.

Os professores sempre ampliando seus conhecimentos e inovando sua metodologia através de seminários, favorecem a relação de afetividade entre eles e os alunos que não são mais vistos como simples depósito de conhecimento e sim, como agentes do conhecimento, como autores de sua própria história. Já que ele tem acesso à biblioteca nos turnos que estudam, além dos laboratórios de ciências e de informativa ligada ao mundo através da internet os alunos também dispõem de uma quadra coberta onde são desenvolvidas várias modalidades esportivas, anulando o sedentarismo e favorecendo o espírito de equipe e a amizade entre ambos. Consequentemente diminuindo a indisciplina.

A escola ainda se dispõe do seu espaço para a comunidade promover eventos culturais e religiosos.

 

FUNDAMENTOS ÉTICO-PEDAGÓGICOS

A Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro “ENSPS” fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases se inspira nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por objetivo maior, o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.?A escola desenvolverá seu trabalho pedagógico sobre os pilares da solidariedade, do respeito e da competência. Pois se acredita que, orientando o aluno na aquisição do conhecimento, no respeito para com o semelhante, ele será solidário a tudo que o cerca, formando-se assim, um indivíduo participativo e bem feitor na sociedade.O papel da educação na sociedade é formar cidadãos críticos, formadores de opinião que trabalham com valores de cooperação, criatividade, participação, igualdade para uma sociedade justa. E isso tudo só será possível com a integração da escola, família e sociedade.

 


FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

O papel da Educação  na sociedade é formar cidadãos críticos, formadores de opinião que trabalham com valores de cooperação, criatividade, participação, igualdade para uma sociedade justa. E isso tudo só será possível com a integração da escola, família e sociedade.Baseado em estudos de Wygotsky, percebe-se que o conhecimento implica uma série de estruturas construídas progressivamente através da contínua interação entre o sujeito e o meio físico e social. Portanto, o ambiente escolar deve ser estimulante e favorável a essa interação.?E para que isso aconteça a Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Perpetuo Socorro “ENSPS” está sempre inovando numa proposta de trabalho que tem características de processos dinâmicos subjacentes à construção das estruturas cognitivas. Observando que o desenvolvimento das funções cognitivas deve ser compreendido na medida em que se entendem as relações entre o sujeito e o objeto no ato do conhecimento.?A educação desde os primeiros anos, deve propiciar a interação com o meio físico, permitindo as crianças manipularem o que lhes interessam, que organizem suas experiências, que aprendam a observar e a raciocinar. Tendo como mediador, o professor que deverá manter sempre aceso, o desejo de buscar novos conhecimentos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O papel da educação na sociedade é formar cidadãos críticos, formadores de opinião que trabalham com valores de cooperação, criatividade, participação, igualdade para uma sociedade justa. E isso tudo só será possível com a integração da escola, família e sociedade.